sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O que você precisa saber antes de contratar um advogado

Antes de solicitar os serviços de um advogado é preciso levar alguns pontos em consideração. Veja abaixo alguns deles:
  1. 1
    Calcule o quanto você pode desembolsar com os gastos processuais
Neste caso, não entram somente os gastos com honorários de advogados, mas todas as despesas relacionadas ao processo inteiro.
Caso não tenha condições de contratar um advogado particular, uma opção é a defensoria pública. No entanto, é bom lembrar que no caso de optar pelo não pagamento, seu caso não será prioridade e poderá demorar mais tempo para ser resolvido.
  1. 2
    Busque referências sobre o advogado e analise sua reputação
Antes de contratar um profissional de direito procure informações a respeito dele com antigos clientes, em sites confiáveis ou em escritórios nos quais ele tenha trabalhado. 
É a partir dessas referências que você poderá analisar a reputação do advogado e ver se é a melhor opção para o seu caso.
  1. 3
    Leve em conta a disponibilidade de trabalho do profissional
Tente contratar um advogado que não esteja muito atribulado ou com processos atrasados. Provavelmente, as chances dele não cumprir o prazo em relação ao seu caso serão grandes.
Analise também se em situações de emergência ele poderá auxiliá-lo imediatamente e da maneira que você precisa.
  1. 4
    Seja honesto com o advogado
Exponha seu caso e diga quais são suas necessidade e urgência para que ele seja resolvido. Assim, o profissional estará ciente da dedicação que precisará ter e, caso não tenha condições, poderá até indicar alguém de confiança. Assim, aborrecimentos desnecessários poderão ser evitados.
  1. 5
    Exija sinceridade e clareza
Primeiramente, desconfie se o advogado garantir o sucesso da ação. É impossível saber com certeza se o caso será ganho ou não. Confie em um advogado que exponha as reais chances de se ganhar ou perder um caso, mas que se comprometa em dar o seu melhor na busca de um resultado positivo.
O profissional também deverá ser claro quanto aos valores que poderão ser cobrados caso você perca a ação, bem como as conseqüências disto.